Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Dom Vital é homenageado pela CNBB
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Recife – Pernambuco (Sexta-feira, 04-07-2014, Gaudium Press) O Arcebispo de Olinda e Recife e presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, que abrange os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, Dom Fernando Saburido presidiu na manhã desta sexta-feira, 4, uma Missa Solene na Nossa Senhora da Penha em memória aos 136 anos da morte de Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira.dom_vital_maria_goncalves_de_oliveira.JPG

A celebração contou com a presença de conterrâneos de Dom Vital, do vice-postulador da causa de beatificação de Dom Vital, Frei Jociel Gomes, de uma caravana de Pedras de Fogo (PB), cidade natal do religioso, além de centenas de fiéis da região.

Diante do túmulo de Dom Vital, Dom Fernando Saburido presidiu orações pela beatificação do Bispo capuchinho.

Vida de Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira

Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira foi designado para ser Bispo de Olinda (Pernambuco) no ano de 1871. Onde ficou conhecido por sua simplicidade, piedade, vida de oração e devoção à Virgem Maria.

Sagrado Bispo aos 28 anos, Dom Vital resistiu aos desmandos do Governo Imperial e em 1874, foi condenado a quatro anos de prisão, com trabalhos forçados e custas, sendo essa pena alterada pelo Imperador, dias depois, para prisão simples na Fortaleza de São José, no Rio.

No dia 4 de julho de 1878, o religioso faleceu no convento capuchinho de Paris, aos 33 anos, em consequência de um possível envenenamento. O Prelado deixou um legado de luta em defesa da Fé e da Igreja. (EPC)

Com informações da CNBB.